terça-feira, 4 de maio de 2010

Nova tecnologia torna livros acessíveis a cegos

Alunos com deficiência visual, baixa visão ou cegueira terão acesso gratuito a qualquer livro ou documento a partir de uma nova tecnologia que transforma texto escrito em áudio. O Ministério da Educação, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), desenvolveu uma ferramenta de produção de livro digital falado, a tecnologia Mecdaisy.

A nova tecnologia reúne um conjunto de programas que permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. Com base na tecnologia internacional, foi criada uma ferramenta adaptada às especificidades brasileiras, com narração de textos em português.

A tecnologia Mecdaisy permite que o usuário leia qualquer texto, a partir de narração em áudio ou adaptação em caracteres ampliados, além de oferecer opção de impressão em braile, tudo a um só tempo. O sistema oferece recursos de navegabilidade e é bem simples. A partir de movimentos de teclas de atalhos ou do mouse, o aluno poderá fazer anotações e marcações no texto, avançar e recuar na leitura etc. O Mecdaisy descreve também figuras, gráficos e qualquer imagem presente no documento.

Para garantir acervos digitais acessíveis o MEC criou centros de produção do livro acessível, investindo em cada centro um recurso na ordem de R$ 180 mil e esta capacitando profissionais que ficarão responsáveis pela produção dos Livros. No Piauí estão sendo capacitados 05 profissionais e o centro será implantado no CAP – Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual.

Após a capacitação o CAP irá produzir os livros didáticos e depois fará a distribuição às escolas em formato acessível. Faz parte do programa a entrega de notebooks para os alunos com deficiência visual da 5ª série ao ensino médio. Os computadores ficarão na escola e serão entregues ainda esse ano.

Os livros produzidos pelos centros de todo país integrarão o Acervo Digital Acessível, um espaço virtual criado pela Universidade de Brasília (UnB) e estará disponível no portal do MEC para que qualquer interessado acesse as obras.

Muito legal essa iniciativa!!!

Um comentário:

  1. Ai amiga que ideia legal, vi algo tbm em relação a isso na tv outro dia e achei super interessante rsss

    bjo flor e boa semana amiga linda!

    ResponderExcluir